Durante décadas a cidade de Lavras da Mangabeira assim como tinha suas doceiras, existia também as biscoiteiras, senhoras que ponham a mão na massa e faziam deliciosos biscoitos, sequilhos, broas, charutinhos de goma que alegrava a garotada nas festas infantis e no café das tardes lavrenses.
No feitio de sequilhos três senhoras se destacaram pelo sabor e pelo capricho com os quais eram feitos. Nossa saudosa Rosina Lobo, que durante muitos anos encheu de sabor as comemorações natalícias com suas receitas apetitosas, destacou-se no Sequilho de Goma e mais tarde no Sequilho de Leite Condensado. Cencinha Bispo, também se destacou no feitio de Sequilhos de Goma e Dona Diva Teófilo no Sequilho de Coco. Receitas que tivemos o cuidado guardar para agora poder disponibilizar aos lavrenses essas delícias que com certeza todos recordam com saudades.
Sequilhos de Maisena
(Receita de Rosina)
Ingredientes:
03 – Ovos
800 grs – de Maisena
01 – Xícara de açúcar
01 – Colher (sopa) de Royal
02 – Colheres (sopa) de manteiga
01 – Lata de Leite Condensado.
Modo de Fazer:
Coloque a maisena, o açúcar e o Royal em uma tigela, faça uma cova no centro e acrescente a manteiga, o Leite Condensado e os ovos. Misture tudo muito bem, sove a massa até formar uma bola homogênea. Faça as bolinhas, achate com um garfo, arrume em tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno na temperatura médio. Retire quando corar.
Sequilhos de Goma
(Receita Cencinha Bispo)
Ingredientes:
08 – Ovos
02 kg – de Goma
250 grs– de açúcar
01 – Coco ralado
½ kg de banha de porco sem sal
01 – Lata de manteiga Itacolomi (pequena)
Modo de Fazer:
Bata as claras em neve, junte as gemas o açúcar, a manteiga e a banha, deixando um pouco para untar os tabuleiros. Acrescente a goma e reserve. Numa panela leve ao fogo para esquentar o coco ralado com um pouco de leite de gado, acrescente a massa, sove bem até formar uma bola homogênea. Faça as bolinhas, achate com um garfo, arrume em tabuleiro untado com banha e leve ao forno na temperatura médio. Retire quando corar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário