sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PÃO DE LÓ



Quem foi que viajou no trem de Lavras com destino a Fortaleza, que não lembra ou ainda não trás na memória o cheiro e o sabor do Pão-de-Ló que era vendido na Estação do Arrojado, aquela aridez do sertão cearense contrastando com a doçura daquele bolo.
Sob a tutela da cozinha de Dona Rosinha que com suas mãos de fada preparava sua receita infalível e na hora da passagem do trem seu pão-de-ló com café eram vendidos aos passageiros cansados e ansiosos que ao chegar aquela estação sentia no ar o perfume que deixava a boca cheia d’água. A questão não estava na receita, estava mesmo era no jeitinho de fazer. Isto de cozinhar tem seus segredos... Que só uma boleira como ela sabia dizer.
Hoje quando pergunto aos que provaram daquela delícia, qual gosto tinha? As respostas sempre são as mesmas, ou seja, que tinha o gosto do céu, mesmo tentando uma descrição minuciosa, deixa entrever o significado daquelas lembranças para os filhos da terra que não encontram palavras para explicar aquele sabor. Sabor de terra, sabor de juventude, sabor de outrora.


Bolo de Pão de Ló

Ingredientes
-3 xícaras de chá de trigo
-1 copo tipo americano de leite fervendo
-3 colheres de manteiga
-6 ovos
-1 copo de açúcar
Modo de Preparo
Bata as claras em neve e acrescente as gemas, o açúcar e o trigo,
batendo na velocidade máxima.
Enquanto bate, ferva o leite com a manteiga e acrescente na massa,
é só misturar e colocar a massa na fôrma untada e colocar para
assar por 30 minutos, variando de forno para forno.

Nenhum comentário: