terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

BALAS E BOMBONS

Bala de Café

Os doces caseiros, os pirulitos, os bombons e as balas também faziam parte do cotidiano lavrense, especialmente, para quem foi criança até a década de 1960, pois na nossa cidade as guloseimas não chegavam tão facilmente, por isso, esperávamos que o relógio da Igreja Matriz indicasse uma hora da tarde. Hora dos vendedores de doces passarem vendendo todo os tipo de doces conhecidos e apreciados da meninada e dos adultos também.
Nós ficávamos nas portas das nossas casas, espiando pras bandas do cemitério, pois de lá vinha o neto de João Trubano com sua Tábua cheia de pirulitos em forma de uma pequena sombrinha, envolvidos em papel de seda branco com um palito fino extraído da palha do coqueiro no centro. Depois, passava Danda, uma senhora simpática e muito faceira com sua tigela de ágata, trazendo no seu interior as famosas e gostosas balas de imburanas enroladas em papéis de seda colorido que escolhíamos cuidadosamente para não repetir as cores. Quem não lembra do alfinin de açúcar? Feito por Dona Adelice e vendido por um dos seus filhos, percorrendo as ruas da cidade com um tabuleiro na mão coberto com um pano de algodão de uma brancura que fazia gosto comprar. Agora se o nosso desejo fosse chupetas de açúcar tínhamos de ir correndo até o café de Maricô, localizado na Rua da Umarizeira,
para comprar aqueles doces em formato de cachimbo, chupeta, corneta e muitos outros modelos, expostos a venda em um grande vidro em cima do balcão, onde se misturava a bolos, broas, cachaça, refrescos e uma difusora que a partir das 18 horas tocava os sucessos da época para divertir seus fregueses.
Como se não bastasse tantas delícias nossas mães ainda faziam balas de café, outra guloseima muito usada pelas famílias lavrenses, costume que perdura até hoje.
Eram tardes alegres e doces para a criançada que se divertia na rua, nas calçadas e na praça, criando brincadeiras e contando estórias para se divertir e passar o tempo. O tempo se foi, mas as lembranças às receitas ficaram. Agora vamos ensinar como fazer essas delícias, trazendo até vocês um pouco daquele sabor e um pouco de recordação de Lavras de outrora.


BALA DE CAFÉ
Ingredientes:
1 copo de café forte
3 copos de açúcar
1 copo de leite
8 colheres (sopa) de mel
1 gema
1 colher (sopa) de margarina
1 colher de farinha de trigo
Modo de preparo:
Misture os ingredientes e leve ao fogo até dar o ponto de bala (ponto de fio). Despeje numa assadeira untada e deixe esfriar, passe goma nas mãos, faça as bolinhas enrole em papel celofane.

Nenhum comentário: