terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DOCE E TIJOLO DE LEITE

Doce de Leite

A cozinha lavrense tem sabores tropicais e sertanejos, com temperos peculiares, agradam aos mais exigentes paladares. Em geral, seus pratos refletem traços marcantes da cultura popular e da influência deixada pelos antigos moradores da terra.
O baião-de-dois, paçoca, macaxeira, sarapatel, sarrabulho, buchada. Muita gente não consegue resistir a uma panelada (cozido de vísceras e mocotó de boi), a buchada (saquinhos de pedaço de bucho, recheados com miúdos de carneiro), o sarrabulho (picadinho de vísceras e sangue talhado de porco). O hábito do consumo da carne de criação foi adquirida em função de nossas pastagens serem mais apropriadas para pequenos animais como carneiros e cabras.
Nem só de carne se alimenta o povo lavrense. Na sua mesa, são encontrados várias doces, são especialidades de Lavras, a rapadura, batida e alfenim. Produtos da cana-de-açúcar, o mais conceituado eram os produtos do Engenho do Pau Amarelo de propriedade de Dr. Luiz Augusto. Sem esquecer do tradicional “Tijolo de Leite”, “doce de leite” e “cocada de coco com rapadura.” Feitos por antigas doceiras que andavam pelas ruas da cidade com seus tabuleiros cheios de doces para entregar nas residências que lhes faziam a encomenda. Podemos registrar nomes de algumas delas que se tornaram famosas por se dedicarem à arte da culinária lavrense: As mais antigas Dodô e Andrelina, com o passar dos tempos Dona Gecina Gomes dedicou-se a arte e, atualmente, Terezinha Souza desempenha com muita presteza e eficiência o feitio dessa iguaria.

DOCE DE LEITE CREMOSO
2 litros de leite;
4 xícaras de açúcar(750 g)
Coloque o leite e o açúcar numa panela grande de fundo largo. Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até ferver (cerca de 15 minutos). Diminua o fogo e continue mexendo até obter um doce marrom claro de consistência cremosa (cerca de 45 minutos). Passe o doce para um refratário, deixe esfriar bem e sirva às colheradas em pratos de sobremesa.
DICA: Para obter um doce com textura bem delicada e cremosa, é preciso mexer o leite sem parar. Primeiro para dissolver por completo o açúcar e depois para que ele caramelize por igual e não forme grumos (bolas) no fundo da panela.

TIJOLO DE LEITE

Ingredientes
4 litros de leite
6 copos de açúcar

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo em panela grossa, mexendo bem para dissolver completamente o açúcar. Continue mexendo de vez em quando. Quando começar a engrossar, passe a mexer continuamente até o ponto de bala mole.

Para saber se está nesse ponto, faça o teste. Com uma colher, pegue uma pequena porção e ponha numa xícara com água fria. Se o doce dentro da água "juntar", e der consistência, está na hora de desligar o fogo.
Bata com colher de pau até ficar bem firme. Antes que açucare, despeje na forma. Deixe esfriar para desinformar.

Nenhum comentário: