quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PREFEITOS E INTENDENTES MUNICIPAIS

Cel. Gustavo Augusto Lima.


Honório Correia Lima



















Vicente Férrer de A. Lima



(Extraído do Livro “Lavras da mangabeira – Um Marco Histórico” de Rejane Monteiro Augusto Gonçalves).

Com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, o sistema político da Primeira Republica, concedeu autonomia aos estados e uma enorme variação no processo eleitoral dos municípios. Em alguns estados havia eleição direta para o chefe do Executivo, o nome variava de acordo com o estado: prefeito, intendente, superintendente e agente executivo. Em alguns estados, como Ceará e Paraíba, todos os prefeitos eram indicados pelo governador.
Em Lavras, a Câmara Municipal foi dissolvida e foi criado o Conselho de Intendência Municipal que tomou posse em fevereiro de 1890. Esse acontecimento histórico foi registrado pela Câmara de Lavras, em 17 de dezembro de 1889, pelo Presidente interino, Honório Correia Lima e demais membros daquela Casa, em um ofício destinado ao Coronel Chefe do Poder Executivo do Estado. Em que se mostravam jubilosos com a queda do Império e com o inicio de Republica.
Em fevereiro de 1890, toma posse, o Conselho de Intendência Municipal, do qual faziam parte:

Francisco da Silva Marques Bezerra – Presidente
Antônio Augusto de Oliveira
João Correia Lima
João Pinto Nogueira Filho
Vicente Férrer de Araújo Lima.

Em outubro, passam a compor o mesmo conselho:

Antônio Joaquim de Souza Rolim
Raimundo Ferreira de Araújo
Raimundo Rodrigues Lima
Gustavo Augusto Lima.


Em dezembro de 1891, era presidente do Conselho de Intendência Lygio Dias Pedroso, Procurador Raimundo Nonato da Silva e Secretário Francisco Tavares Linhares. No ano seguinte, em 10 de junho de 1892, tomaram posse cinco membros da Câmara Municipal, dentre os quais é eleito seu presidente e foi escolhido, também, o Intendente Municipal, antiga denominação de Prefeito. Foram eles:

José Pinto Nogueira Filho – Intendente Municipal.
Eufrásio Gonçalves da Silva – Presidente da Câmara
Fausto Leite de Oliveira
José Alexandre de Almeida
José Martins de Barros
Manoel Pedro Pinheiro
Melchíades Pinto Nogueira – Procurador
Antônio Augusto Brasil – secretário

O primeiro Intendente de Lavras, João Pinto Nogueira, assumiu o cargo em 1892 e permaneceu até 1898. Ele era natural do Iço, nasceu em 27 de fevereiro de 1860, filho de João Pinto Nogueira e Josefa Pinto Nogueira. Era casado com Maria Augusta Pinto nogueira, filha do Major Ildefonso Correia Lima e Dona Fideralina Augusto Lima.
A Câmara Municipal de Lavras decreta a Lei Orgânica da Guarda Municipal, em 28 de janeiro de 1893, encarregada do policiamento do município, composta de 6 praças.
Em 12 de agosto de 1898, recebe a direção do município o Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manoel Pedro Pinheiro, tendo tomado posse, posteriormente, por mais quatro vezes em 10 de junho de 1901, 10 de junho de 1902, 10 de junho de 1903 e em 5 de setembro de 1904. Sua demissão data de agosto de 1905. Faleceu em Lavras, no dia 31 de março de 1913 aos 51 anos.
Em 1900, os Vereadores tomam posse para o quatriênio que começa, em sessão de 10 de junho:

Antônio Gonçalves da Silva – Presidente
Gustavo José de Oliveira
Raimundo Saraiva da Cruz
Calisto José de Barros
Laurentino Martins de Barros
José Caetano Gomes
José de Souza Reis.

Manoel José de Barro, ex-vereador e Presidente da Câmara, é nomeado Intendente Municipal, no dia 5 de agosto de 1905, tendo assumido em 1º de setembro. Foi demitido em 4 de maio de 1908. Não constam registros dos nomes dos vereadores componentes da Câmara nesse quatriênio.
A deposição do Intendente Honório Correia Lima, nascido em 23 de julho de 1855, governista, aconteceu no dia 26 de novembro de 1907, por sua mãe, Fideralina Augusto Lima, Fato noticiado pelos jornais da época, O Cel. Honório, ocupava largo espaço político com as posições conquistadas ao longo dos anos. Só esqueceu-se que aquela situação lhe fora propiciada por sua mãe, a quem cabia, de fato, o comando. A partir do momento em que Cel.Honório passou a divergir de Fideralina, foi forçado a deixar a chefia do partido. Foi deposto e substituído pelo irmão, Cel. Gustavo, detentor da confiança da mãe. Honório Correia Lima foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal. Elegeu-se para o cargo de Deputado Estadual nas legislaturas de 1893 a 1896, de 1897 a 1900 e de 1901 a 1904.
Em 4 de maio de 1908 foi nomeado Intendente Municipal, José Augusto de Oliveira, natural de Lavras, nascido aos 14 de abril de 1869, filho de Simplício Carneiro de Oliveira e Dulcéria Augusto de Oliveira (Pombinha). Exerceu o cargo por pouco tempo, foi demitido em 10 de agosto tendo sido nomeado Coronel Gustavo Augusto Lima, em 26 do mesmo mês.
Cel. Gustavo Augusto Lima, nasceu em Lavras , no dia 23 de agosto de 1861, filho do Major Ildefonso Correia Lima e Dona Fideralina Augusto Lima. Foi Deputado Estadual nas legislatura de 1915 a 1916, de 1917 a 1920 e de 1921 a 1923, e Vice-Presidente do Estado, cujo mandato terminou em 1916.

















Um comentário:

Unknown disse...

ADOREI TER ENCONTRADO O HISTORICO POLITICO DO NOSSO MUNICIPIO. ESTOU REALIZANDO UM TRABALHO PARA A FACULDADE E PRECISAVA EXATAMENTE DESSAS INFORMAÇÕES. FIQUEI SINCERAMENTE ENCANTADA COM O SEU ACERVO DE INFORMAÇÕES E MUITO FELIZ POR SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE NÃO CORTARAM SUAS RAIZES E NEM DEIXARAM QUE ELAS FICASSEM TÃO PROFUNDAS A PONTO DE NÃO SEREM MAIS SENTIDAS. PARABÉNS.